sexta-feira, 29 de julho de 2016

Ferro's Bar a revolução lesbica

ferro`s bar localizado na rua martinho prado no centro da capital paulista,passou a ser ocupado por lesbicas em 1967 logo apos o golpe militar.
o bar era conhecido por comida de boa qualidade e barata ,suas mesas eram ocupadas pro casais de mulheres ou por grupos de lesbicas ele costumava ficar aberto a noite toda.
nois brasileiros temos a mania de venera tudo que é dos estados unidos e europa e apagamos nossa historia.
em 19 de agosto de 1983 , o dono do ferro´s proibiu ativistas lesbicas do grupo GALF(grupo ação lesbica feminista) que vendensem seu jornal chanacomchana e expulsou elas logo em seguida afirmando que ali era um local pra tradicional familia brasileira não toleraria um atentado ao pudor em seu estabelicimento.
lideradas por Rosely Ruth ,as meninas não aceitaram essa forma de tratamento onde o dono claramente quis empedilas de se organizar e lutar por direitos imediatamente se organizaram e uma revolução começou invadiram o bar a força e leram um manifesto de direitos as lesbicas.
o protesto foi coberto pela imprensa sem preconceito e logo ganhou apoio das vereadoras Irede cardoso e Zulaiê Cobra Ribeiro.


o dono do bar logo sedeu e pediu desculpas e permitiu a venda do jornal em seu bar pois a principal clientela dele o que pagava suas contas eram justamente as mulheres lesbicas.

2 comentários:

  1. Olha que interessante... a luta por direitos e igualdade!

    ResponderExcluir
  2. Tive a honra de trabalhar por anos e de morar por um tempo na casa de IREDE CARDOSO. Vereadora, jornalista, Professora, MÂE. IREDE foi um misto de carinho, amor e bondade. Seu gabinete vivia repleto e a ordem era dar andamento a todas as solicitações, independente do partido politico que a pessoa pertencesse. Nunca se ouviu um não da boca de Irede. Foi a primeira parlamentar no Brasil a defender abertamente a causa LGBT, e a utilizar a expressão "ORIENTAÇÂO SEXUAL". Minha Mestra, minha MÂE... Infelizmente faleceu em 2000.

    ResponderExcluir